Por favor, ative os cookies nas preferências do seu navegador antes de entrar.
Criatividade é como barba. Você só a terá se deixá-la crescer. Voltaire Como passei parte expressiva da minha vida na gestão de universidades, não poucas vezes me deparei com pessoas, sobretudo professores, muito competentes, mas que pareciam agir como se o freio de mão estivesse puxado. Seriam muito mais eficientes se seus cérebros, domesticados por um ensino (e uma sociedade) fiscalizador e repressor, não lhes tolhesse a criatividade, impondo-lhes o medo de ousar. Penso que criatividade e inovação, muito originais, têm um segredo que está em se saber qual delas vem primeiro, como o desafio do ovo e da galinha. A universidade não inova porque não cria ou é o contrário? A resposta certa não é bem essa, mas porque antes de tudo há dúvidas, medo e incertezas. É preciso romper com isso. De princÃpio faltaria estabelecer critérios que caminhassem na firmeza dos conceitos, no que parece existir alguma confusão. Para Thom Markham, autor do livro Aprendizado Baseado em Projetos: Ferramentas Especializadas para Inovar, o celeiro ideal para criar pessoas aptas a lidar com a inovação, seja do ponto de vista do criador, seja do consumidor, é a escola. “A necessidade de inovar recai sobre a geração atual de estudantes e, por isso, a educação deve se concentrar em permitir a inovação, colocando a curiosidade, o pensamento crÃtico, a reflexão profunda e a criatividade no centro do currÃculo', afirma o especialista.
Leia na Ãntegraviews 222
comentários 0
Faça login ou crie seu cadastro!!
Últimos comentários
ler mais
views 49
comentários 0
ler mais
views 163
comentários 0
ler mais
views 407
comentários 0
ler mais
views 535
comentários 0