Afinal, existe aquecimento ou esfriamento global? 

O 500 Toques faz muito uso de cookies no navegador

Por favor, ative os cookies nas preferências do seu navegador antes de entrar.

28/12/2018
Francisco Cesar Pinheiro Rodrigues

Afinal, existe aquecimento ou esfriamento global?

Ouvindo, no Youtube, as longas e convictas explicações dos professores universitários Ricardo Felício e Luiz Carlos Molion, demonstrando, ambos, invulgar conhecimento da Climatologia —, notadamente do comportamento do Sol —, fica muito difícil, para qualquer um, leigo, técnico —  ou o próprio presidente Jair Bolsonaro —, decidir se o Brasil deve ou não manter sua adesão ao tratado que exigirá, dos países signatários, a redução do CO2, mesmo que isso implique em restrições na atividade industrial, na agricultura e na diminuição do PIB. 

Jair Bolsonaro,  bem intencionado, já acenou que vai seguir a decisão de Donald Trump, retirando o Brasil do grande acordo  na ONU. Acontece que Trump é um político impaciente, que decide quase tudo de supetão, vai e volta. Não é paciente com assuntos complexos, seu ponto fraco. 

Embora nos falte competência para recomendar tal ou qual decisão, a prudência recomenda que os técnicos que se opõem à argumentação de Ricardo Felício e Luiz Carlos Molion apareçam na mídia, inclusive no Youtube, e apresentem seus argumentos. Inclusive abordando a necessidade de cuidados locais, ambientais contra a poluição, enfoque minimizado pelos dois cientistas acima mencionados. E, se Bolsonaro, após ouvir os dois lados, decidir aceitar as limitações nossas, com diminuição do PIB, que assine somente depois de constatar que as grandes potências já igualmente assinaram, por razões óbvias. 

Leia na íntegra

views 130

comentários 0

0

Deseja comentar essa notícia?

Últimos comentários



Negócios

Anunciar

Central de ajuda

Contato

X

Recuperar senha!