O 500 Toques faz muito uso de cookies no navegador

Por favor, ative os cookies nas preferências do seu navegador antes de entrar.

Política

O que pretende o www.500toques.com.br ?

O presente website tem por finalidade abrir um espaço gratuito, não extenso demais, para pessoas inteligentes, bem informadas e bem intencionadas — com formação acadêmica ou autodidatas —, que desejam opinar, concisamente, sobre os mais variados temas.

Antes do registro do site, discutindo com amigos sobre qual o tamanho máximo, razoável, para a exposição de uma ideia, pensamos que 500 caracteres, incluindo o título e os espaços, seriam suficientes. Pessoas inteligentes — pensávamos —, conseguem “facilmente” a proeza de dizer o máximo com um mínimo de palavras.

Engano no “facilmente”: mal ficou pronto o site, alguns amigos — que antes também se consideravam em condições de sintetizar qualquer ideia em 500 toques —, me telefonaram perguntando se eu não poderia, “por misericórdia”, esticar um pouco o limite de caracteres.

Seria até uma “questão de saúde” porque — diziam —, há limites biológicos, cerebrais, “circulatórios”, para espremer a caixa craniana em busca da concisão máxima. Gastavam muito mais tempo deletando frases e buscando sinônimos mais curtos — e menos apropriados... — do que expondo sua ideia.

Zelando pela saúde deles — e minha... —, decidi modificar o site permitindo, doravante, um máximo de 1.500 toques — sem modificar o registro-título simpático, forte, dos “500toques”.  Insistindo, porém, que quanto mais conciso o texto, melhor, desde que sem prejuízo da clareza e força dos argumentos. Se mantida a limitação inicial, boas opiniões e sugestões deixariam de vir à luz do sol apenas por causa de um mesquinho e arbitrário fator quantitativo. E o presente site visa também o fator qualidade na troca de opiniões.

Eu poderia silenciar, aqui, sobre essa permissão, mas se não a explicasse a credibilidade inicial do site — muito interessado em prestigiar a verdade — ficaria abalada. Diriam, com razão que “esse site diz que o limite é 500 toques, mas isso não acontece. É mentira ou relaxamento?”. Nem uma coisa nem outra. Trata-se apenas de adequar os meios aos fins visados: acolher boas ideias sem exigir um tremendo esforço mental, talvez impossível de resumir em pouquíssimas palavras. Resumindo, o incentivo ao “espírito de síntese” continua o mesmo.  

Voltando ao espírito dos “500toques”, só o tempo mostrará a importância de um bom pensamento de qualquer cidadão — ilustre ou desconhecido — capaz de se expressar de forma coerente. Muitas pessoas gostariam de se comunicar, mas sem o “compromisso” intelectual de escrever um sisudo e longo ensaio. Expor simples, direta e honestamente seu pensamento sem o receio de parecerem “limitadas” apenas porque escreveram pouco, por exigência do site. Não dispõem de tempo para longas redações, nem pretendem criar blogs ou sites próprios. Querem comunicar sua opinião ou intuição e ponto final.  

Desnecessário frisar que as palavras, ideias, foto e vídeos contidos no presente site são da exclusiva responsabilidade de quem as enviou. Havendo eventual solicitação governamental para saber a autoria de um determinado texto publicado, tal pedido será prontamente atendido.

 

Este site não busca apenas a quantidade dos inscritos, mas a qualidade e a boa intenção dos redatores, mesmo quando criticam firmemente.

Seja, portanto, bem-vindo/a este site que admira a nítida ou mesmo discutível verdade; talvez inspirador de sugestões e novas abordagens ainda represadas por falta de um canal — simultaneamente erudito e popular —, muito interessado na exposição concisa de boas ideias e intuições.

São Paulo, 31-07-2017

Francisco Cesar Pinheiro Rodrigues  

 



Negócios

Anunciar

Central de ajuda

Contato

X

Recuperar senha!